Blog Mimon

Cólicas na gravidez: saiba como lidar com elas

Photo by Polina Zimmerman on Pexels.com

Ser mãe com certeza é muito prazeroso e nada melhor do que esperar a chegada do bebê com toda disposição e alegria. Mas é claro que a gestação não é feita apenas de bons momentos, há algumas situações que podem incomodar muito as mamães, como a chegada das famosas cólicas na gravidez.

Sentir cólica na gravidez é normal. Para contar um pouco sobre os porquês e como lidar com estas situações, confira o texto que preparamos para você.

 

Por que cólicas?

Apesar de parecerem o fim do mundo, as cólicas na gravidez são comuns e seus motivos são muito simples. Por exemplo:

  • Como o corpo da mãe está em processo de mudanças, é normal que hajam distensões dos ligamentos do útero, ocasionando dores no local.
  • Além disso, o aumento de gases no organismos da mulher pode resultar em cólicas e desconforto. Fique atenta aos sintomas e consulte sempre o seu médico.

 

Cólicas no início da gravidez

Pode ficar tranquila! No começo da gestação, as cólicas podem sim aparecer. Porém, elas costumam ser mais leves e menos recorrentes, ou seja, aparecem em tempos mais espaçados.

A dor se assemelha às cólicas do período menstrual, e podem aparecer justamente quando o embrião se fixa à parede uterina da mulher. Além deste motivo, a grande alteração hormonal no período gestacional também facilita a chegada das cólicas.

 

Como solucionar as cólicas?

Primeiramente, é muito importante a mulher perceber a intensidade das cólicas. Se estiverem dentro do esperado, aparecendo ocasionalmente e proporcionando dores mais leves, não é preciso se preocupar, informe sempre ao médico que está acompanhando a sua gestação e ele tomará as providências cabíveis.

Ainda assim, algumas dicas são válidas para evitar o aparecimento delas: você precisa levar sua gestação da maneira mais saudável possível, mantendo uma boa alimentação e praticando atividade física regular, ambas adaptadas para a situação em que você se encontra.

Como o intestino da mulher grávida trabalha mais lentamente, uma boa dica é evitar alimentos que demoramos para digerir, como frituras, feijão, doces etc. Assim, informe-se sobre quais alimentos possuem nutrientes necessários para liberar o sistema digestivo. Converse sempre com o seu médico.

 

Fique tranquila!

A dor da cólica muitas vezes pode assustar, mas é importante saber que é algo comum e que pode aparecer no começo da gravidez ou no fim, além do momento em que a mãe estiver em trabalho de parto.

O importante é manter a calma. A dor pode muitas vezes passar para a região lombar, pois é o corpo da mulher se alterando para adaptar à gravidez e até mesmo para o nascimento que vai acontecer.

Acredite se quiser! É possível que as cólicas não desapareçam depois que o bebê nasce. Elas podem aparecer durante o período de amamentação, quando o bebê suga o peito da mãe e com que o hormônio ocitocina seja liberado, que por sua vez age no útero e provoca novas cólicas.

O importante é curtir todos os processos, aproveitar a gravidez e esperar o momento mais incrível do mundo, que é a chegada do seu bebê e o início de uma nova fase da sua vida: ser mãe!

 

Novidade! A Mimon está com uma plataforma gratuita para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.

Sair da versão mobile