Blog Mimon

10 passos para uma gestação saudável

Photo by Pixabay on Pexels.com

Tem um bebê a caminho e uma mamãe que precisa cuidar de duas vidas: a sua e do seu filho. É o momento de deixar de lado maus hábitos e investir em cuidados para ter uma gravidez saudável e não correr riscos. Pensando em como poderíamos auxiliar as futuras mamães, criamos esse post com dicas de bons hábitos para que você e seu bebê tenham um desenvolvimento saudável durante esse período.

 
Comece o pré-natal antes de tudo

Logo quando a mulher descobre a gravidez, deve dar início ao acompanhamento médico e assistência, conhecido como pré-natal, que tem como finalidade assegurar a gestante uma gravidez saudável e parto seguro. A gestante pode fazer seu pré-natal em qualquer unidade pública de saúde ou em seu médico particular.

 
Alimentação saudável

assorted sliced fruits in white ceramic bowl

 

Photo by Trang Doan on Pexels.com

Mamãe, lembre-se: o que você come, é o que o seu bebê come. Por isso, tenha uma alimentação rica em nutrientes que serão grandes aliados na sua gestação e no desenvolvimento saudável do seu bebê. Mas, não se engane com o falso ditado: é preciso comer por dois. O importante é ter uma boa alimentação e não uma quantidade exagerada para “saciar” mãe e bebê, isso não vai trazer nenhum benefício, pelo contrário, só vai prejudicar a mamãe no pós-parto para voltar ao seu peso normal. E para as mamães que tiverem enjoos com alguns alimentos considerados importantes para uma alimentação saudável, não se preocupem, é possível substituir por algum outro que não cause enjoo. Tenha uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e carboidratos integrais.

 
Tabagismo e bebida alcoólica

 

Photo by Sonja Maric on Pexels.com

As gestantes que fumam correm sério risco de aborto, parto prematuro e do seu bebê ter baixo peso. Pare de fumar o quanto antes, assim, você estará beneficiando seu bebê com um desenvolvimento saudável. A cada tragada, o bebê receberá uma enxurrada de substâncias tóxicas que a placenta não será capaz de filtrar. O cigarro fará mal ao seu bebê e a você, mamãe.

Assim como o tabagismo, o álcool é facilmente ingerido pelo bebê que poderá desencadear doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. E também, afetara a mãe que poderá sofrer de depressão durante e pós-parto, segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP-USP).

 
Atividade Física

 

Photo by Gustavo Fring on Pexels.com

Quem já pratica exercícios físicos deve continuar, eles darão a mulher resistência e preparo para as mudanças que ocorrem no corpo, como o peso da barriga e o desgaste na coluna. Esportes aquáticos e ioga, são os mais praticados pelas gestantes.

IMPORTANTE: Atividades físicas só podem ser realizadas com acompanhamento profissional especializado e liberação do médico.

 
Reduza o consumo de cafeína

 

Photo by Jason Villanueva on Pexels.com

Bebidas como o café, o chá e os refrigerantes à base de cola devem ser evitados por serem estimulantes. Pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso, trazer problemas para a gravidez e até mesmo aumentar chances de aborto.

 
Medicamentos

 

Photo by Pixabay on Pexels.com

Assim que descobrir a gravidez, suspenda o uso de todo e qualquer medicamento até que fale com o seu médico. Remédios como antidepressivos e anti-inflamatórios merecem atenção dobrada.

 
Suplementação

Um nutriente essencial para uma gestação saudável é o Ácido Fólico.  Atua tanto protegendo a saúde da gestante, quanto na prevenção de problemas congênitos no bebê. Outro nutriente indispensável e também recomendado como suplementação pelos médicos é o ferro, um mineral de extrema importância para a saúde do bebê e da mamãe.

 
Banhos Quentes

 

Photo by Pixabay on Pexels.com

Cuidado com banhos quentes, mamães! Decorrente da gestação, a mamãe tem seus vasos sanguíneos dilatados e a água quente ou vapor podem aumentar essa dilatação causando queda de pressão e possíveis desmaios.

 
Stress

 

Photo by Pedro Figueras on Pexels.com

Toda essa mudança de hábitos, no corpo, hormônios e na vida da nova mamãe podem trazer momentos de stress. Além de prejudicar o sono, a alimentação, a gestante sente-se indisposta para suas rotinas diárias. Esse conjunto de fatores pode ocasionar o parto prematuro.

 
Descanso

 

Photo by Yan Krukov on Pexels.com

É muito importante que a gestante repouse e tenha seu momento de descanso. Uma boa dica e recomendação é que a mamãe coloque as pernas para o alto por meia hora no dia a dia para melhorar a circulação.

Mamães, pratiquem os bons hábitos para uma gestação saudável e  para que o pós-parto permaneça assim, com muita saúde!

Sair da versão mobile