Está cada vez mais comum as mulheres engravidarem após os 30 anos. As preocupações de ter uma condição estável em diversos sentidos fez com que o sonho da gravidez fosse adiado e planejado. Atualmente, as mulheres começaram a buscar sua estabilidade financeira, seu espaço no mercado de trabalho para ter sucesso profissional e então, encontrar o parceiro ideal para começar sua família.
Com a evolução da medicina, a gravidez após os 30 anos pode acontecer de forma saudável e tranquila para a mamãe e o bebê. Mas, para isso, alguns cuidados são indispensáveis e precisam ser seguidos pelas mulheres que planejam engravidar nessa idade.
Fertilidade
A fertilidade da mulher começa a diminuir a partir dos 25 anos e após essa idade, continua diminuindo ano a ano. Sendo assim, a fertilidade chega a índices mais baixos quando a mulher atinge os 35 anos. Os tratamentos em vitro possuem chances de 35% a 50%.
Cuidados e riscos
Sabemos que com o avanço da idade, alguns problemas podem surgir com mais facilidade. Como a pressão alta e diabetes que são comuns e podem trazer riscos à gestação, inclusive dificultar o desenvolvimento saudável do bebê.
Outro alerta importante e comum em gravidez após os 30 anos é o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.
Engravidar é possível
Sim, é possível engravidas após os 30 anos e ter uma gestação saudável mesmo com os riscos ditos acima. O ideal é procurar um médico antes de começar o seu planejamento de gravidez para iniciar os exames gerais e específicos para sua idade.
Acompanhamento pré-natal
Com o resultado positivo, os cuidados passam a ser redobrados e em dose dupla. O acompanhamento pré-natal é indispensável e muito importante para garantir uma gestação saudável para mamãe e bebê. Os exames e visitas ao médico devem ser feitos com regularidade e sempre obedecendo as datas agendadas para que, qualquer risco ou complicação seja detectado o mais breve possível. Estes cuidados simples garantem uma gestação tranquila para mãe e bebê.
Se você tem 35 anos ou mais, assista ao depoimento da Tatiana do Panelaterapia sobre sua gravidez.
