Todo início de gravidez requer cuidados, principalmente no primeiro trimestre onde é maior o risco de aborto espontâneo. Isso ocorre, na maioria dos casos, quando o embrião possui defeitos que são incompatíveis com a vida e então, seu desenvolvimento é interrompido neste período. Além disso, há mulheres que não descobrem a gravidez logo no começo e mantem seus hábitos diários que devem ser evitados por uma gestante, como o álcool e o cigarro.
É também, no primeiro trimestre que os principais órgãos dos bebês começam a se desenvolver rapidamente. Por isso, se você está planejando engravidar ou desconfia já estar grávida chegou a hora de tomar alguns cuidados e cultivar hábitos saudáveis que farão bem não só ao seu futuro bebê, mas a si mesma.
E para auxiliar as mamães, juntamos as recomendações da ginecologista e obstetra Dra. Tania Valladares e dos obstetras Rosa Maria Ruocco e Victor Bunduki:
- Atividades físicas em nível competitivo, que sujeita o corpo a extremos devem ser liberadas pelo obstetra;
- Consumo de álcool, cigarro e drogas;
- Tinturas de cabelo ou alisamentos químicos (produtos livres de metais pesados podem ser usados após os 3 primeiros meses de gravidez);
- Evitar contato com terra ou fezes de animais sem o uso de luvas. Fezes de gato podem estar contaminados com toxoplasmose, que causa malformações na gestação;
- Evitar qualquer vacina que não seja a anti-tetânica, a para hepatite ou a para influenza (gripe), exceto que seja fortemente recomendada por um médico.
- Suspenda o uso de analgésicos e antitérmicos. Só use remédios recomendados pelo obstetra.
- Diante do menor atraso menstrual, asmáticas, diabéticas, hipertensas e portadoras de problemas vasculares precisam substituir ou regular as doses dos medicamentos que usam no controle dessas doenças.
- Cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico na fórmula não podem ser empregados, pois causam malformações. Evite também a exposição desnecessária a raio X.
- Fumantes precisam abandonar o vício ou, pelo menos, reduzir o consumo para até quatro cigarros diários. Bebidas alcoólicas e outras drogas devem ser igualmente descartadas. O alerta vale também para o futuro papai.
- Elimine ou diminua significativamente o consumo de cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e chocolates.
- Previna-se contra a toxoplasmose. Não coma carnes cruas ou malpassadas e lave muito bem frutas e verduras.
É muito importante, assim que for descoberta a gravidez, dar início ao pré-natal para garantir uma gravidez saudável, combinado?
