Blog Mimon

Orçamento do casamento apertado, e agora?

photo of an aisle

Queridos noivos, orçamento de casamento com pouca grana é uma das coisas que mais tira o sono de quem tem que organizar uma festa de casamento, não é mesmo? Mas calma, que tudo tem solução!

Por mais simples que possa ser a celebração, tudo que gira em torno de um casamento pode ter preços bem salgados, mas é possível seguir alguns passos para baratear os custos e fazer um casamento bonito, acessível e ainda se dar ao luxo de algumas extravagâncias no meio do caminho.

Por onde começar?

Quanto antes a organização da festa começar, mais barata ela pode ficar. Um ano é o tempo ideal para pesquisar preços e, de preferência, chegar na festa com tudo pago. Na hora de planejar o casamento dos sonhos, leve em consideração a data que ele irá acontecer.

Os meses como maio e setembro, que tradicionalmente têm mais casamentos, devem ser evitados porque costumam ser mais caros, já que a procura é bem alta. Falamos nesse post sobre casamentos no inverno, que podem ser uma boa opção caso a ideia seja cortar gastos, já que não é uma estação concorrida entre os noivos devido ao clima mais gelado.

Negociar diretamente com os fornecedores e encontrar alternativas para o mesmo produto também são ótimas formas para enxugar o orçamento. Além disso, é necessário prestar atenção na lista de convidados, pois ela pode ser outra vilã do budget.

Se o orçamento for muito limitado, estipulem um número e atenham-se a ele, sem remorso. Um mini casamento deve ter, no máximo, de 50 a 80 pessoas – isso significa que só serão chamadas as pessoas realmente próximas do casal. E lembre-se: é sempre possível economizar, desde que vocês estejam abertos a fazer concessões.

Casar gastando pouco

Outra dica é analisar que tipo de cerimônia vocês pensam em fazer. Será só no civil ou na igreja? Essas coisas podem atrapalhar o orçamento inicial, por isso é necessário decidir como será a celebração ainda no planejamento.

Se a ideia é fazer algo mais simples, o casamento no civil pode ser uma boa opção. Os custos mais importantes serão com a papelada do cartório e uma recepção para familiares e amigos depois da assinatura dos papéis.

Agora, se seu sonho é ter uma linda cerimônia na igreja, escolham uma menos badalada, pois as taxas pela realização da cerimônia religiosa podem ter uma grande diferença na comparação com as igrejas mais famosas. Outra dica ao escolher uma igreja menor, é que menos itens de decoração serão usados para enfeitá-la, uma vez que, quanto maior a igreja, mais itens de decoração serão necessários e maiores os gastos.

E se nada disso for o que vocês querem, também tem a opção de pedir ao padre, pastor ou juiz de paz que realize a cerimônia no local da festa. Você irá economizar ao ter que pagar apenas um local, mas em compensação terá que arcar com os custos da pessoa que irá realizar o casamento. Por isso, pesquise e veja o que vale mais a pena para o que vocês sonham.

Economize com decoração, bufê e bebida

Esses itens são os mais caros numa festa de casamento, por isso é necessário levar em conta os passos anteriores e colocar tudo na ponta do lápis. Se você faz questão de flores, procure fornecedores alternativos ou o mercado de flores da sua cidade.

O mesmo para o bufê, já pensou em você e sua família cozinharem para o grande dia? Além de juntar os entes queridos, dá para economizar bastante se optar por fazer assim. Agora, se o seu desejo é contratar um bufê por fora, coloque na balança se vale a pena servir apenas um coquetel ou o investir num almoço/jantar completo. Já para as bebidas, opte por servir espumante nacional ao invés dos importados, que são mais caros.

Outra dica, é procurar em grupos de noivas no facebook ou em sites de vendas com itens de decoração, pois muitas noivas anunciam itens que compraram em excesso para o casamento ou que podem ser adaptados para a sua festa.

Apele para o famoso DIY

Se você tiver tempo e paciência (e uma dose de talento), coloque toda a sua criatividade para fora e ponha a mão na massa. Na internet, é possível encontrar lindas opções de sousplat, lembrancinhas dos convidados, arranjos de flores, placas divertidas, menus de mesa e até convites.

Chame a família e os amigos para participarem! O sentimento dentro de cada coisinha que vocês criarem será muito especial e fará todo o sentido no dia do casamento.

As oportunidades para economizar com o seu casamento são inúmeras, mas tome bastante cuidado com cada decisão, se planeje bastante e tente não se abalar se algo der errado, pois tudo tem solução.

Revisando as nossas dicas para gastar menos no casamento:

  1. Planeje-se;
  2. Priorize;
  3. Faça você mesmo (DIY);
  4. Envolva os amigos e a família;
  5. E divirta-se.

Mais do que um evento, é o seu casamento, faça dele o melhor dia da sua vida e o melhor momento para aproveitar cada instante com quem você ama com o que você têm de disponível.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Mimon

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading