Parabéns, você está grávida! Seu resultado deu positivo, uma nova vida está a caminho e com ela, uma mistura de sentimentos, emoções e dúvidas tomam conta da futura mamãe.
Junto com a grande ansiedade pela espera do nascimento, a dúvida mais comum entre as gravidinhas é saber como será o desenvolvimento do seu bebê a cada semana. Quando começa a formação dos órgãos, das suas mãozinhas, pézinhos…
Pensando nisso, fizemos um levantamento sobre a gestação mês a mês para você ir acompanhando todas as fases da sua gravidez. Neste post, vamos falar primeiramente sobre o primeiro trimestre.
Primeiro mês
Após a concepção, em torno de 6 a 8 dias, o óvulo fecundado se implanta no útero e passa a ser chamado de embrião. Envolvido pelo saco gestacional, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbilical para se adaptar à vida dentro do útero até o dia do seu nascimento. No final desse período, do seu primeiro mês, o bebê é uma pequena sementinha que tem em média de 4 mm a 2,3 cm.
Segundo mês
No segundo mês, o coração bate de forma acelerada, aproximadamente 150 vezes por minuto. Chegou aquele momento emocionante, de ouvir o coraçãozinho do bebê. É também nessa fase que se inicia a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. O seu rostinho começa a se formar com os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas que começam a se desenvolver. No final do segundo mês, o bebê chega de 4 a 7,4 cm em média.
Terceiro mês
O bebê já tem seus órgãos formados até o final desse período, além do desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés e por isso, já chupa dedo e suas impressões digitais já estão formadas. E também, é capaz de ouvir o som do lado de fora da barriga da sua mamãe. Até o final do terceiro mês, o bebê mede em média 14 cm.
Se você já está no segundo trimestre ou terceiro, aguarde nosso próximo post com os detalhes do desenvolvimento do seu pequeno nesse período.
2 comentários em “Desenvolvimento do bebê – Primeiro Trimestre”