Queridos papais! Ou melhor, olá, mamães! Nosso encontro de hoje fala principalmente às gestantes, que podem e devem ter cuidados especiais com seus seios e mamilos durante e após a gravidez. Além do aspecto estético da coisa, cuidar das mamas favorece uma boa amamentação e, com isso, o aleitamento adequado do seu bebê.
Em primeiro lugar, é sempre importante reafirmar que as estrias, fantasma que persegue as mulheres, dependem também de fatores genéticos. Então, por mais cuidado que haja, pode ser que elas surjam, conforme os seios aumentam de tamanho e o corpo vai se adequando à função da amamentação. Em todo caso, hidratantes especificamente desenvolvidos para os cuidados com os seios existem, e com a devida preocupação para que suas fórmulas não influam negativamente na saúde da mãe e da criança.
Não apenas durante a gestação, mas principalmente a partir dela, a gestante deve ter atenção redobrada com os sutiãs que usa. Os seios aumentam de tamanho, de volume e ficam mais sensíveis do que o normal. Logo, os sutiãs devem favorecer o conforto e a distribuição do peso dos seios de maneira a não sobrecarregar a coluna nem causar dores à gestante. Mas tome cuidado: sutiãs frouxos demais podem provocar efeito inverso e ajudar na flacidez das mamas. Após o nascimento do baby, use sutiãs de amamentação, que não exigem que a peça seja totalmente retirada na hora de dar de mamar, e verifique a necessidade do uso de absorventes para mamas, se houver secreção ou vazamento. Lembre-se também de que nos primeiros dias após o nascimento do bebê os seios chegam a dobrar de tamanho, então é recomendável comprar sutiãs um número além do usual para ajudar a manter o conforto.
Ao usar hidratantes, não passe o produto nos mamilos; eles devem ficar mais ásperos, para auxiliar na amamentação e evitar o rompimento da região conforme o bebê suga, pela sensibilidade. Pomada feita à base de lanolina ou polpa de mamão ajudam e muito a manter os mamilos em boas condições e a cicatrizar possíveis rachaduras. Entre uma mamada e outra, aplique uma das duas opções.
Tomar sol nos seios também ajuda bastante, pois contribui na cicatrização e diminui a sensibilidade. Outra tática é utilizar a bucha vegetal no banho e esfregar suavemente os mamilos com ela. E nunca é demais lembrar que a pega do bebê na mama da mãe deve ser com a boca em torno da auréola, e não apenas no bico. Isso evita dores, machucados e ajuda o próprio bebê na hora de se alimentar.
Apesar de ser um período difícil e de adaptação, a amamentação traz diversos benefícios tanto para mamãe quanto para o bebê. É através dela que o vínculo se cria além da barriga e pode ser um momentinho só de vocês se conhecerem a cada dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que a amamentação ocorra até os dois anos de idade. E de acordo com a mesma instituição e também com Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a amamentação de todos os bebês nos primeiros dois anos de vida pode salvar mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos de idade a cada 12 meses.
Novidade! A Mimon está com uma plataforma gratuita para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.
