Queridos noivos, o inverno é uma das estações em que há menos procura pelos casais na hora de decidir a data do casamento e por isso pode ser uma boa pedida para quem quer economizar na festa de casamento. Muitos noivos preferem as altas temperaturas do verão para aproveitarem o clima em casamentos ao ar livre como na praia ou no campo. Ou então, o clima ameno da primavera, quando os mercados das flores têm mais opções de arranjos e buquês, além da temperatura intermediária da estação que agrada a muitos.
Mas o inverno pode render um ótimo cardápio e uma decoração super aconchegante, se tudo for bem planejado.
Qual o melhor local?
Casar no inverno requer alguns cuidados, principalmente se forem nas regiões mais geladas como o sul e sudeste do país. Para garantir o sucesso do seu casamento, prefira um horário onde o sol possa trazer conforto aos convidados, principalmente se ele acontecer ao ar livre. E lembre-se de caprichar na estrutura para aquecer seus parentes e amigos com aquecedores a gás, painéis revestidos com flores ou tecidos para proteger do frio. Também verifique se o local venta muito e se esse for o caso, providencie tendas para nenhum convidado congelar durante a celebração. Lugares fechados também são ótimas opções, pois transmitem cuidado e aconchego.
Como fica a decoração?
Depois do vestido, essa é a parte fundamental para um casamento no inverno, ainda mais quando envolve o bem-estar de outras pessoas, né? Opte por uma proposta com iluminação quente, luz direcional, velas, mantinha para os convidados e itens que relembrem o aconchego de casa. Se o local escolhido oferecer fogueiras, use-as sem moderação, ou então lareiras portáteis ao invés de aquecedores, para deixar o ambiente mais delicado. As flores da estação completam o ambiente: flores de cerejeira, boca-de-leão, copo-de-leite, tulipas, rosas e astromélias, além de folhas e galhos secos.
Nas cores invernais de um casamento no inverno, prefira tons pastéis mesclados com aqueles mais fechados como o azul marinho, vermelho queimado, marsala ou verde escuro nos tecidos com texturas mais grossas como camurça, veludo e couro, além de elementos como tapetes e cortinas. Assim, todo mundo irá aproveitar ao máximo o seu casamento sem passar perrengue.
Qual traje usar em casamentos no inverno?
Peça chave no casamento, o vestido de noiva precisa combinar com a estação. No inverno, prefira vestidos com tecidos mais encorpados e de manga longa para ninguém correr o risco de tremer e passar frio durante o casório. Ficar quentinha deve ser prioridade, então invista em camadas e em pashminas, boleros e echarpes, que são sempre bem-vindos nesse caso e ajudam a complementar o vestido da noiva. Se você for convidada, confira nossas dicas sobre vestidos longos.
Já os homens podem investir em cores mais escuras, como cinza médio, chumbo e o preto para as tonalidades dos ternos. E a gravata pode ser com um pouco de brilho, mas nada de cores que lembrem as do verão.
O que oferecer no cardápio?
O cardápio de inverno será um abraço quentinho no estômago dos convidados depois de uma celebração emocionante. Caldos, sopas, chocolate quente, fondue e chás farão sucesso no seu casamento. Vale apostar também em massas, pizzas acompanhadas de vinhos e bebidas destiladas que não terá erro!
O inverno também tem seu charme, por isso, não deixe de considerar essa época do ano no planejamento do seu casamento.