Queridos noivos, vocês devem estar se perguntando: “quem vai celebrar o nosso casamento?”. Essa deve ser a preocupação mais importante no preparo do seu casamento, já que a pessoa que conduzirá a cerimônia perpetuará aquele momento não apenas em seu coração, mas também no coração e na memória de todos os convidados que ali estarão.
Já decidiu como será a sua cerimônia?
Uma cerimônia de casamento sempre nos lembra um clima mais religioso, porém, celebrantes de casamento darão uma conotação espiritualizada ao casório. Respeitando a diversidade religiosa e, sobretudo, a espiritualidade dos noivos e de suas famílias.
Os celebrantes partem do princípio de que uma cerimônia de casamento é a celebração de uma história do amor que moveu os corações de duas pessoas a se tornarem um só, por isso, independente da religião dos noivos, o que se aborda ali é o amor que os uniu, independente do que cada um acredita, ou não.
Palavras são artifícios poderosos, pois elas tocam o coração, e é de lá que brotam sensações e emoções. Por isso, escolha um celebrante que tenha habilidade na arte da comunicação.
O que levar em conta na hora de escolher o celebrante?
Muitos casais ficam em dúvida entre um padre, juiz de paz ou um (a) celebrante profissional ou amigos. Por isso, conheça um pouco mais sobre cada um deles:
– Padre católico apostólico romano: para quem pretende ter uma cerimônia bem formal, o padre pode ser uma opção. É ele quem leva a fé católica a sério, por isso não pode fazer casamentos fora dela, e para quem não se vê casando em outro local senão na Igreja Católica Apostólica Romana, essa é uma ótima escolha.
– Pastor evangélico: geralmente, quando o casal é evangélico, já é comunicada ao pastor da igreja que frequenta e a cerimônia é feita no mesmo local ou em outro, de acordo com o planejamento dos noivos. Ele irá realizar os ritos a partir de palavras da Bíblia, que abordam a importância do casamento, as novas responsabilidades e atribuições do casal a partir do ponto de vista religioso.
– Juiz de paz: é o profissional que fará o ato do casamento dentro ou fora do cartório. Seu trabalho é o de formalizar um ato civil, lavrando um documento que comprovará que você é casada (o). Geralmente é formal demais, pois sua preocupação não é a de proporcionar uma cerimônia especial, romântica e emocionante, é somente garantir a parte burocrática do casamento.
– Celebrante de casamento: é o profissional dedicado à elaboração de uma cerimônia especial, envolvente, emocionante e romântica. Depois de alguns encontros com os noivos, o celebrante irá personalizar detalhes que farão da sua cerimônia algo único.
– Amigos ou familiares: esse tipo de celebrante é para noivos que preferem uma cerimônia bem intimista, só com familiares e amigos bem próximos. Para isso, chamam os melhores amigos ou até mesmo os pais para falarem algumas palavras, que façam parte do relacionamento do casal, diante o altar. Fica bonito, romântico e muito único.
Priorize a procura de um bom celebrante para o seu casamento, pois é ele que certamente fará com que a sua cerimônia seja inesquecível tanto para vocês quanto para os convidados.
