Ícone do site Blog Mimon

Como organizar um casamento

adult bride celebration ceremony

Photo by Pixabay on Pexels.com

Vocês decidiram se casar, já fizeram o pedido, mas não têm ideia por onde começar? Podem ficar tranquilos, daremos uma mãozinha de como planejar um casamento.

O tipo de casamento

Vocês já definiram se querem se casar na Igreja, no campo, de dia, de noite? Se haverá uma festa depois, ou somente um coquetel? E o estilo? Pensem em como querem a decoração, convites e lembrancinhas. Lembrem-se que esta escolha deve refletir a personalidade do casal, então bora conversar sobre seus gostos e expectativas!

Budget

Quanto custa um casamento? Essa é uma pergunta que vai depender do tipo de festa que vocês querem. É possível fazer um casamento para cem pessoas com R$40 mil? A resposta é sim. E com R$120 mil, por exemplo? Também. Tudo vai depender do perfil do casamento e quanto o casal está disposto a gastar. Em vez de perguntar quanto custa, troque por quanto quero gastar no casamento? Com o budget definido, fica fácil controlar as despesas e decidir o valor destinado para cada coisa (comida, espaço, vestido, convites, etc).

Lista de convidados

Quase tão importante quanto o budget, a lista de convidados também ajudará a decidir como será seu casamento. A conta é simples, quanto mais convidados, maior o valor a ser investido. Não se esqueçam que hoje em dia não tem mais essa de precisar convidar todos os familiares, amigos de amigos. O casamento é de vocês, portanto chamem quem é mais importante para o casal. Pretendem convidar todos os amigos ou só as pessoas mais próximas?

Assessoria

Algumas pessoas acham besteira, mas é muito recomendado separar parte do investimento do casamento para contratar uma assessoria. Ela é quem vai te ajudar com os fornecedores, a organizar a festa e no dia do casamento, fazer tudo acontecer como previsto. Ninguém quer sair correndo com o vestido de noiva pronta para decidir se faz a cerimônia ao ar livre ou não por causa do tempo, não é mesmo?

Local

Vocês já sabem o tipo de casamento, investimento, quantas pessoas vão convidar… Chegou a hora de procurar o lugar perfeito. Seja ele na praia, no campo, na cidade ou fora do país, pesquise com antecedência! Alguns lugares possuem filas de esperas imensas e, deixar para reservar em cima da hora pode gerar grande frustração. Aproveitem para obter informações quanto aos outros serviços oferecidos pelo espaço e se trabalham apenas com fornecedores próprios.

Celebrante

A escolha de quem celebrará o casamento vai depender de qual tipo de cerimônia os noivos querem. Existem três tipos: cerimônia civil, religiosa e ecumênica. A primeira é obrigatório para todo mundo! Ela pode ser realizada no cartório ou no dia do casamento, se o celebrante for apto para realizar a cerimônia com efeito civil. Já a cerimônia religiosa segue uma série de normas e rituais estabelecidas por determinada doutrina religiosa. Algumas religiões exigem dos noivos o “curso de noivos” para se casar. E as cerimônias ecumênicas são realizadas por diferentes celebrantes e pode ser o tipo de celebração perfeita para noivos de diferentes religiões. Vocês podem ter como celebrante algum amigo para contar a história do casal ou até mesmo pedir para alguém da família falar algumas palavras, por exemplo.

Divirtam-se

Não se esqueçam que o casamento é uma oportunidade para reunir amigos e celebrar o amor! Portanto, curtam o momento de preparação e não se cobrem ao longo do processo. Aproveitem!

Sair da versão mobile