Queridos papais, mais uma semana se passou e as mudanças no corpo da mamãe e no bebezinho que logo nascerá seguem ocorrendo a todo vapor. Na 29ª semana da gestação, seu bebê tem cerca de 40 centímetros, mais ou menos como uma abóbora de tamanho médio. Seu peso a essa altura gira em torno de um quilo e 400 gramas.
No último trimestre da gravidez, tanto a mãe quanto a criança ganham bastante peso. A gestante pode chegar a um ganho de cinco quilos, enquanto o baby tem um acréscimo nessa fase que equivale à maior parte do peso que terá ao nascer. Sua pele já começa a ficar mais macia e a camada de gordura que se estabiliza o ajuda a manter a temperatura corporal regulada.
Seja por alguma deficiência de potássio ou cálcio no organismo da mamãe, seja pelo aumento de peso do bebê (e da própria gestante) nesse final da gravidez, da 29ª semana em diante é comum que ocorram cãibras nas pernas. Outra hipótese é de que elas sejam provocadas pelo aumento da pressão do útero sobre os nervos que correm na direção das pernas. Quem sabe não seja uma conjunção de todos esses fatores? Os médicos não chegaram a um consenso quanto ao fator determinante dessas cãibras que eventualmente podem surgir. Por isso, convém procurar consumir alimentos ricos em cálcio e potássio, fazer alongamento algumas vezes ao dia e antes de ir dormir esticar suavemente a perna, depois puxá-la na sua direção pela ponta do pé, no caso de ter alguma cãibra.
Chutes, golpes dos joelhos e dos cotovelos… Parece que de agora em diante seu bebê pode ficar mais “danadinho”! É que o espaço dentro do útero fica menor a cada dia a partir dessa fase, e por isso a movimentação da criança se intensifica para encontrar a melhor posição. Inclusive, quase a totalidade dos bebês se posicionam de cabeça para baixo a partir da 29ª semana da gestação!
Além das cãibras, pode ser que os inchaços nas pernas, também pelo aumento do peso a ser suportado por elas, ocorram com mais frequência ou maior intensidade. Uma boa forma de diminuir o desconforto é usar meias elásticas, que estimulam a circulação sanguínea, e ao descansar tentar elevar as pernas com auxílios de almofadas e travesseiros.
Mesmo que não haja histórico neste sentido ao longo da vida, pode ser que no terço final da gravidez a mulher apresente hemorroidas. As alterações na vascularização de todo o corpo podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento de hemorroidas, além do consumo de líquidos aquém do ideal. Então, beba bastante água para que um quadro assim seja evitado.
Também nesta época, o acompanhamento pré-natal passa a ser quinzenal. Nos dois primeiros trimestres da gestação as consultas de pré-natal geralmente são mensais, mas justamente pelas muitas e muito rápidas mudanças ocorridas no trimestre final é natural que as idas ao médico se intensifiquem. Quaisquer problemas que a gestação ou o próprio parto possam ter são detectados e sanados com as orientações adequadas ao tempo correto. Não falte a nenhuma das consultas, mamãe!
Novidade! A Mimon está com uma plataforma gratuita para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.
