Queridos noivos, com tantos destinos lindos pelo Brasil e pelo mundo, cogitar a possibilidade de se casar em um deles parece ser um sonho quase impossível. Mas com organização e planejamento, você pode sim tornar real e inesquecível o seu Destination Wedding.
Mas o que é um Destination Wedding?
É se deslocar de sua cidade de origem para celebrar o seu casamento em alguma outra cidade ou até em outro país! E são inúmeras as opções de locais, praia, campo, montanha, castelo… que podem se tornar o cenário do seu casamento. Recentemente, pudemos acompanhar através das redes sociais o casamento da atriz Camila Queiroz com o também ator Klebber Toledo.
Os dois fizeram uma cerimônia intimista para o casamento civil, em junho, e depois, para realizarem a cerimônia religiosa, escolheram o Essenza Hotel, em Jericoacoara, no Ceará, para o Destination Wedding. E tudo aconteceu tendo o pôr do sol e o paradisíaco mar nordestino como pano de fundo, basicamente um cenário digno de conto de fadas.
Quais as vantagens?
A vantagem principal de viajar é poder contar com um cenário cinematográfico, deslumbrante e para a sua cerimônia. Para quem é fã de praia, alguns lugares são incríveis destinos para realizar um Destination Wedding. Alguns dos destinos mais escolhidos para o casamento são:
- Cancún e Riviera Maya, no México
- Punta Cana, na República Dominicana
- Aruba, no Caribe.
Já para os amantes de castelos e vinícolas, Itália, Chile e Portugal oferecem verdadeiros cenários de filme que tornam qualquer casamento inesquecível.
Além de tudo isso, um dos destaques desse tipo de cerimônia é a possibilidade de se fazer várias comemorações em uma só. Desde a chegada dos convidados até o momento de ir embora, podem ser feitas diferentes festas, passeios e coquetéis. Os noivos podem criar uma programação única e completa para provocar uma interação divertida e inesquecível entre parentes e amigos.
Outra vantagem de realizar um Destination Wedding é ter a possibilidade de realizar a lua de mel na mesma cidade do evento, ou nas proximidades. Assim, dá para reduzir os custos de passagens ou grandes deslocamentos.
Como organizar um Destination Wedding
Assim como num casamento comum, é importante definir primeiro a lista de convidados e a data em que o evento irá acontecer. A partir disso, escolha o melhor destino, que tenha mais a cara do casal, para manter a personalidade da história dos dois e também proporcionar momentos únicos a todos ali presentes.
Em termos de investimento, os valores podem não ser extremamente altos. Muitas vezes o valor de um casamento para 300 convidados é o mesmo de um Destination Wedding para 50 pessoas, por exemplo, mas a grande diferença é poder proporcionar experiências únicas aos convidados. Claro que depende da época do ano e de onde se deseja fazer o Destination Wedding. Existe ainda a possibilidade de optar por destinos igualmente bonitos, mas menos badalados. Daí o valor já pode cair pela metade.
Organizar um casamento à distância e longe da sua cidade não precisa ser uma tarefa complicada. Os fornecedores certos e a assessoria cerimonial já são de grande ajuda para decidir questões como: melhor estação do ano para realizar a cerimônia, o hotel/resort mais interessante para hospedagem e também para as comemorações, fornecedores locais para o buffet e decoração etc.
Já com isso pré-definido, chegou a hora de avisar quem vai fazer parte desse grande momento. Avise seus convidados com pelo menos 1 ano de antecedência, para que se programem para a data estipulada no convite e ninguém fique de fora dessa grande festa do amor.
Quem paga as passagens e hospedagem?
Nesse caso, existem duas possibilidades: os noivos arcando com os gastos gerais do casamento, ou então os convidados pagando translado e hospedagem.
No primeiro caso, é importante que os noivos tenham em mente que, além do casamento em si, arcarão também com o translado e a hospedagem dos convidados. Já no segundo, os noivos enviam um Save the Date antecipado para que os convidados já possam se organizar e economizar com passagens aéreas e hospedagem para o casamento. Lembrando que, o quanto antes pesquisarem, mais fácil de conseguir promoções bacanas, ainda mais se o casamento for no exterior. E quando muitos convidados se hospedam no mesmo hotel, a chance de conseguir um desconto é muito maior.
E claro, não se esqueça das lembrancinhas! Depois de tantos momentos especiais, opte por elementos que tragam referências do local onde estão, para que seus convidados levem com eles um pedacinho desses dias tão mágicos.
Se o seu perfil é fazer um casamento fora do habitual, o Destination Wedding é, com certeza, uma das melhores opções de cerimônia para noivos quem gostam de curtir a vida da melhor maneira.