Ícone do site Blog Mimon

Tudo o que você precisa saber sobre Elopement Wedding

man in gray suit dancing with woman in white dress

Photo by Lombe K on Pexels.com

Queridos noivos, vocês já pensaram em fazer um casamento só vocês dois? Isso mesmo, só vocês dois. Por mais estranho que isso possa parecer, esta é uma tendência que vem sendo cada vez mais procurada e recebe o título de Elopement Wedding.

Mas o que é Elopement Wedding?

“Elope”, em inglês, significa “fugir”. Ou seja, a ideia nada mais é do que fazer uma cerimônia de casamento sem os convidados, somente os noivos, um fotógrafo e o celebrante em um lugar paradisíaco no Brasil ou no exterior, e com paisagens de tirar o fôlego. Esse tipo de cerimônia está em alta pela facilidade, economia e pela experiência extraordinária para quem busca uma celebração fora do comum.

Se a sua intenção é evitar o estresse que é fazer um planejamento de casamento tradicional, essa pode ser uma bela saída.

Quais as vantagens de um Elopement Wedding?

Para começar, tudo é muito simples. A paisagem cumpre a função de decoração, então não é preciso se preocupar com esses detalhes. O local escolhido pode ser na praia, no campo ou na cidade. E geralmente a cerimônia é bem intimista e romântica. A principal vantagem é não se preocupar com os detalhes de uma grande festa com convidados, buffet, decoração etc. O foco nessa cerimônia é somente o casal e o amor entre eles.

Quem entrou para o time das casadas e optou  pelo Elopement Wedding no exterior foi a atriz Sthefany Brito. O cenário ideal para ela foi Montalcino, na região italiana da Toscana. Em um fim de tarde num campo, com um pôr do sol de tirar o fôlego, os dois disseram “sim”. E para a surpresa dos fãs, tudo foi organizado em um mês.

Como organizar um Elopement Wedding?

O primeiro passo para organizar o seu casamento é escolher o destino ideal, seja no Brasil ou no exterior. Praias paradisíacas e vinícolas estão no top 10 de lugares mais requisitados. Mas nada impede de ser num parque de diversões ou num castelo na França. O que importa neste momento é o desejo do casal e o local que tenha a ver com os dois. Num segundo momento, a escolha das datas pode ser crucial. Pesquise bastante os melhores meses para a celebração de acordo com o destino definido. Assim como no Destination Wedding, é muito importante checar se a data escolhida cai em uma época boa do ano no destino para evitar surpresas.

Se o local já é velho conhecido, os noivos podem organizar tudo sozinhos mesmo. Mas se é um destino completamente novo, talvez seja melhor contratar uma assessoria especializada nesse tipo de cerimônia para que ela indique os melhores lugares na região desejada. Este suporte profissional também vai ajudar a entender as regras e formalidades exigidas pelo local de destino, especialmente se for em outro país.

Outra coisa importante e que precisa ser levada em conta nessa hora é o tempo para organizar esse casamento. Por mais que Sthefany Brito tenha feito tudo em um mês, organizar-se com pelo menos 3 meses de antecedência é o ideal. Esse período serve para comprar as passagens, reservar hotel, contatar o celebrante, fotógrafo e decidir o vestido de noiva e o terno do noivo.

O que fazer com os parentes e amigos?

Nesse caso, os casais têm duas opções: informar os queridos sobre a decisão; ou comunicar somente depois da celebração.

Os dois casos podem gerar certo mal-estar, mas com paciência e amorosidade pode-se resolver sem grandes estresses. Seja transparente, exponha o desejo do casal e faça uma minicomemoração para que os amigos e parentes também façam parte desse momento especial de alguma forma. Pensando nisso, algumas assessorias transmitem os casamentos ao vivo, para que todos possam se sentir mais perto do casal. Pode ser uma boa opção para minimizar esse desconforto.

Intimista e cheio de charme, esse tipo de casamento é uma ótima opção para quem deseja economizar ao máximo, mas sem deixar de celebrar um momento tão especial.

Sair da versão mobile