Blog Mimon

5 exercícios físicos para gestantes

Photo by Alesia Kozik on Pexels.com

A maternidade é um momento único e especial na vida da mulher, mas para que tudo ocorra bem é preciso ter alguns cuidados. Mas não confunda “atenção redobrada” com sedentarismo, pois a atividade física moderada e recomendada pelo médico é fundamental para que a gestante tenha uma gravidez saudável e se adapte as mudanças que ocorrerão em sua rotina e seu corpo.
O exercício físico traz muitos benefícios para as grávidas como a melhora do funcionamento dos pulmões e do coração, diminui as dores e incômodos, além de condicioná-las para o parto e pós-parto. Caso a gestante já seja adepta a atividade física, é importante manter sua rotina de exercícios, exceto aqueles de impacto como corrida, saltos, entre outros. Listamos algumas atividades físicas mais indicadas para as gestantes:

 
Caminhada

Será sua grande aliada! A caminhada, quando realizada de forma correta, proporciona as gravidas uma melhora do funcionamento cardiovascular e do fluxo sanguíneo do corpo. Isso faz com que aqueles indesejados inchaços diminuam, além de aliviar o estresse. Para realizar uma boa caminhada, vista roupa leve, faça um trajeto plano e com superfície regular e se atente a temperatura, sempre abaixo de 38 graus. Se a sua caminhada for em uma esteira, fique atenta a velocidade e as suas pisadas para não perder o equilíbrio.

 
Natação e Hidroginástica

É a atividade física bastante indicada para as gestantes pelo baixo risco de lesões com o impacto da água. Além disso, há uma melhora na respiração, condicionamento dos seus músculos e promove relaxamento corporal. Mas, a natação é direcionada para as mulheres que antes já praticavam esse tipo de exercício ou algum outro, pois requer um preparo físico. Para as gestantes que não estão condicionadas a natação, uma ótima opção é a prática da hidroginástica, já que os benefícios são os mesmos e trata-se de uma atividade moderada. Importante lembrar que a temperatura da água não pode ser superior a 31 graus, pois pode provocar a vasodilatação e a queda da pressão sanguínea, favorecendo assim a ocorrência de desmaios e também ao aumento da temperatura do bebê. Cuidado redobrado também, com o pH da água que deve ser bastante controlado. Para garantir todos esses fatores, é importante se informar sobre como o tratamento da água foi feito. Esses cuidados valem também para a atividade da natação.

 
Pilates

Muitas mulheres já praticam o pilates e ele é um dos exercícios mais indicados para as gestantes. Esse tipo de exercícios trabalha músculos e respiração, dois fatores que são importantíssimos para o momento do parto, para que ele seja tranquilo. Mas, vale ter cuidado e atenção para a prática responsável, por conta das posições e esforços que alguns exercícios exigem de seu praticante. Indicamos que sempre procure um fisioterapeuta que conheça e seja especialista nessa atividade para grávidas.

 
Yôga

Além de promover o momento de relaxamento e introspecção, as posturas da yôga são importantes para as gestantes por serem práticas de alongamento que tonificam os músculos do corpo e diminuem as dores na coluna, além de promover através dos exercícios, uma enorme flexibilidade que irá contribuir para as mudanças no corpo durante a gestação.

Importante: é imprescindível a consulta com um médico ginecologista para avaliar cada caso e indicar os exercícios certos para cada gestante. Qualquer atividade física realidade de forma irresponsável ou sem uma avaliação médica pode colocar em risco a sua gravidez, sua saúde e do seu bebê.

Sair da versão mobile